Gastronomia da espanha

O espanhol que CONQUISTOU OS EUA.
Com cinco restaurantes em Washington, o premiado chef José Andrés, aprendiz de Ferran Adriá, mostra aos gringos o sabor da nova cozinha latina.
Tirando os jantares para chefes de Estado na Casa Branca, a experiência gastronômica mais exclusiva que se pode ter em Washington é no Minibar, um pequeno espaço que fica no segundo andar do restaurante Café Atlântico (405,8th Street, 1-202/393-0812, cafeatlantico.com). É lá, em apenas seis mesas, que o chef espanhol José Andrés mostra a influência de seu mentor Ferran Adriá, com quem trabalhou no El Bulli de Barcelona, num menu degustação de 30 pratos a 95 dólares. Os foodies da capital dos Estados Unidos esperam um mês para provar in-vencionices como o bombom de azeite de oliva, o foie gras com algodão-doce e os torresmos com maple syrup.
Mas o Minibar é só um dos cinco endereços de Andrés em Washington. Três deles são indicados pelo guiaZagat, a bíblia gastronômica. Além do Café Atlântico, estão na lista o Jaleo (480,7th Street, 1-202/628-7949, jaleo.com) e o Zaytinya (701, gth Street, 1-202/6380800, zaytinya.com). É possível que ele não tenha emplacado o último, o Oya-mel (4017th Street, 1-202/628-1005, oyamel.com), só porque a casa ainda não havia inaugurado quando o guia foi editado.
As especialidades das casas variam entre espanhola, mexicana, mediterrânea e nova cozinha latina. A última é a marca do Café Atlântico, onde Andrés serve uma mistura de temperos e ingredientes peruanos, mexicanos, espanhóis e até brasileiros (no cardápio há um improvável feijão tropeiro com peito de frango e porco). Com menus mais convencionais, o Jaleo, o Oyamel e o Zaytinya inovam (claro, Andrés sempre tem de inovar) na apresentação dos pratos: tudo é servido em pequenas porções, que custam entre 6 e 9 dólares. O negócio é ótimo para ir com uma turma de amigos, fazer vários pedidos e experimentar um pouco de quase tudo.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe uma resposta